quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Feijão Toscano com pancetta


Mais uma vez, retomo os grãos de feijão como tema para uma receita que já preparava, mas não da devida forma, de acordo com o tradicional, como o povo da Toscana prepara. Trata-se de grãos de feijão branco,  cozidos no azeite de oliva extra virgem, temperados com muita sálvia, dentes de alho inteiros, cebola, tomates sem pele, folhas de loro verdes e nacos de pancetta temperada com pimenta picante.Degustar com legumes salteados no azeite e pão.
Ingredientes
- 500 gramas de feijão branco, deixados de molho por seis horas
- 150 ml de azeite de oliva
- 5 dentes de alho
- ½ xícara de folhas de sálvia, inteiras
- 3 folhas de loro
- 100 gramas de pancetta com pimenta. Se não tiver acesso, use a tradicional e acrescente uma pimenta calabresa
- 3 cebolas cortadas grossamente
- sal
Modo de preparo
- Em uma panela de ferro já quente, coloque 1/3 do azeite de oliva
- Doure os dentes de alho, em seguida o loro e a sálvia. Em seguida, as cebolas. Doure por cerca de 3 minutos mexendo para que não toste
- Coloque o feijão já escorrido, mexa e deixe fritar um pouco com os temperos para que absorva bem. Regue mais um pouco de azeite, mexa, e espere os grãos, por completo, mudarem de cor e se tornaram brilhantes, translúcidos
- Acrescente a pancetta, os tomates bem picados e uma xícara de caldo de carne. Sempre ficará com pouco líquido, quase que fritando os grão. Depois de 10 minutos, mexa bem e regue com azeite. Repita mais uma vez o processo. Em 30 minutos os grãos estarão ao dente e muito saborosos. 







5 comentários:

Jô Bibas disse...

Tá bom, Josi, me perdi! Você está na Toscana?

Pastifício dell'amore disse...

Jô, querida, passei um mês na Toscana e agora retonando ao Brasil. experiência inesquecível. Saudades de casa, mas já nostalgia da vida diversa que presenciei.

minhoca disse...

oi,Jose !Maravilha ,hein?Parabéns pelo blog que tá leeeendo!Aproveitando ,deixa eu perguntar para vcs: na viagem ,ou nas andanças por aí ,vcs ja se depararam com uma polenta que se chama calçagatti ?Em Curitiba,era a entrada do Restaurante A Trattoria .Levava bacon e feijão branco ,se vcs souberem de alguma receita ... interessa muito hehe,abraços!

Pastifício dell'amore disse...

Minhoca, querida. Bom falar de comida com você, que sempre esteve, em meio às panelas, com deliciosas receitas para nos servir. Sobre esta receita de polenta tenho dicas interessantes, pois como tive em meio às tradições culinárias camponesas, polenta se serve com tudo, mas sempre com o uso da farinha de Grano Turco, que, infelizmente não trouxe e não acho aqui. Proporciona uma textura diversa. Mas nada que um truque de cozinheiras não resolva, não é? A receita que preparei era a seguinte: feijão branco fresco (grãos maiores, de molho, por 6 horas) ou fresco. (muuuito melhor). feijõesz cozidos em azeite de oliva por 30 minutos, com sálvia e pancetta, ou salteados por 15 min, se frescos Depois, polenta amarela preparada como sabemos. esfriar em tábua de madeira. cortar em tiras uniformes.
aquecer azeite, dourar as tiras de polenta em fogo brando. sem tiraR da frigideira, misturar o feijão delicadamente para que os dedaçõs não se desmanchem. Deixar os sabores se incorporarem e servir imediatamente. Delicioso!! será que é diversa da que provou? tenta. Se nãor parcida, vai provar uma iguaria. Manda fotos, com receitas como colaboradora do blog. Será o Máximo.
com carinho, Jô

minhoca disse...

Jô ,que bacana ,agora que eu vi tua resposta.A polenta que eu comi era frita em quadrados de +-6cm e o feijão e bacon /pancetta dentro ,mas deve começar assim mesmo ,bem bom,hein?Se eu fizer ,aviso ,bjão e obrigada pela atenção!!