Na imprensa

Receitas e histórias publicadas sobre o Pastifício

Blog Turismo da Gazeta do Povo - Testaroli
Turismo: Sob o Sol da Toscana | Vídeos | Gazeta do Povo

Programa Negócios da Terra (Rede Massa) - Rocambole de Batata
Resgate de receitas tradicionais dos imigrantes italianos dos Campos Gerais (Castro/PR). 

Gazeta do Povo - Fraldinha de Miga ao Molho Rôti
Receita preterida pelo jurado na categoria carne do "Desafio do Chef. que tal aprendê-la? 
http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/fraldinha-com-miga-ao-molho-roti/


Programa Negócios da Terra - Escondidinho de milho com lombo de porco
http://www.negociosdaterra.com.br/index.php?pg=videoteca2&id=193 

Programa Negócios da Terra - SBT - Arroz Carreteiro

Blog Turismo da Gazeta do Povo - Testaroli

Gazeta do Povo - Premio Desafio do Chef

Blog Anastácia na Feira - Inês Garçoni

Revista Gula - Edição 192 - Josi Basso - 3º lugar no Prêmio Gula/Caixa


Folha de Londrina - G E L A D E I R A - Pastifício Dell’Amore -

Rafael Urban - Equipe da Folha


Fotos: Diego Singh

A cocker Frida e a dupla mestre cuca com a Frigidaire 1975 presenteada por um amigo


Não é à toa que os amigos chegam e vão logo perguntando o que tem para comer
''Nuestra cocinera es una diosa'', avisa um quadro na parede e um ímã na porta da Frigidaire Super Luxo, modelo 1975. O diploma na parede de 3º lugar em um concurso com ''Escondidinho de milho com lombo de porco'' reforça. O marido, Felipe Pasqualini, 33, confirma: Josi Basso, 40, sua mulher, é uma deusa da cozinha.

A frigidaire, porém, não está sozinha. No mesmo aposento outra geladeira, dos anos 1940, está desativada. Em breve, deve ganhar reforma, quando vai passar a funcionar como a adega do casal adepto dos vinhos. Uma terceira, mais moderna, só funciona quando a casa recebe eventos. O local foi batizado de Pastifício Dell'Amore, uma vez que os dois, que são jornalistas no dia-a-dia, fazem a própria massa em casa.

''A comida une as pessoas'', explica Felipe. E a casa, de segunda a segunda, recebe os amigos, que chegam e vão logo perguntando o que tem para comer. No dia que a FOLHA visitou à residência, o amigo seria muito bem servido. De Beringela de Rojanda, com cebolas e tomates assados, a feijão branco com sálvia - o bacalhau, dessalgando, ia para a panela naquela noite. ''É muita comida só para nós dois'', comenta Josi.

Quem ganha nessa história não são apenas os amigos, mas Frida, a cocker spaniel cujas fotos estão na geladeira prestes a virar adega. Nas palavras da dupla, ela é uma cachorra gourmet, sempre beliscando os quitutes do casal. Felipe aprendeu a cozinhar meio na marra, com o apoio da esposa, que foi introduzida à arte ainda criança, uma vez que sua mãe não era das melhores cozinheiras.

''Pensei em siri hoje.'' Josi não precisa ir até a peixaria. O freezer guarda camarão, lula, siri e polvo comprados em Zimbros, praia de Santa Catarina e refúgio quinzenal do casal. Eles cozinham diariamente ao chegar do trabalho, o que também funciona como terapia. ''Chego em casa e começo a picar tudo'', define Josi.

As receitas, fotografadas, vão parar no blog www.pastificio.blogspot.com, com textos para lá de divertidos que acompanham. ''Clássico da culinária chinesa, o broto de feijão é um ingrediente muito versátil. Além disso, prepará-lo é mais fácil que andar para frente'', escreveram na segunda-feira a respeito de ''Moyashi com camarões e brócolis''.

Chiris Gomes e Christiane de Macedo, personagens das últimas duas colunas, apareceram por lá há poucas semanas. A casa já recebeu eventos como pequenos jantares de formatura e uma romântica surpresa de um casal ao ar livre - a casa conta com um belo jardim. Felipe, porém, logo avisa. ''Não é uma coisa comercial, pois não estou com as portas abertas.''

Josi revela que os doces não são o forte da dupla. Aos 15, uma doença a levou a evitar o açúcar. Porém, confiante de sua capacidade culinária, ela avisa, mesmo não tendo provado, que seu cheesecake é maravilhoso.

Nenhum comentário: