quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bergamasca caipira

Nada como uma bela polenta cremosa para assentar a alma. Desta feita, Josi Basso elaborou uma receita leve, o 'Ragu de Bergamasca com Frango à Moda Caipira'. A polenta bergamasca é tipica de região de Bergamo, norte da Itália. Aqui é possível achar em poucos e bons empórios uma fabricada pelo Molino Nicoli, casa fundada em 1869, que preza pela qualidade dos grãos de milho e que realmente faz toda a diferença. A primeira foto é da mesma receita, porém após descansada e fria, gratinada no forno em anéis de 10 cm de diametro.

Ingredientes

Para o ragu de bergamasca
150 gramas de polenta bergamasca "come una volta"
700 ml de caldo de frango, preparado artesanalmente
250 grs de peito de frango caipira cortado em cubos, não muito pequenos para não secar;
Tomate presto*

Para a Guarnição
100 gr de cogumelos frescos (Paris) cortados em lâminas;
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picados em pequenos pedaços;
Cinco cogumelos frescos, já limpos inteiros (para limpá-los basta esfregar um papel absorvente de forma delicada, que vai remover a sujeira e não encharcá-los). Remover a a borda do talo.
3 dentes de alho cortados em lâminas;
1 cebola cortada juliene (em tiras paralelas ao sentido do legume)
100 ml de azeite extra virgem
sal, pimenta do reino
uma pitada de curry

Para Finalização
Tomate presto*
1 dente de alho cortado em lâminas;
100 ml de azeite extra virgem;
Pimenta do reino moída na hora.
Mistur o tomate, alho, pimenta. cubra com azeite e deixe marinar por 12 horas na geladeira.

* 2 tomates concassê (tomates maduros, firmes, sem pele e sementes, e cortados em cubos); 1 dente de alho cortado em lâminas; 100 ml de azeite extra virgem; Pimenta do reino moída na hora. Misture o tomate, alho, pimenta. cubra com azeite e deixe marinar por, no mínimo, 12 horas na geladeira.

Preparo da guarnição: Aqueça o azeite, doure os cubos de frango e a "dedo de moça" sem deixar secá-los. Coloque o alho até sentir seu perfume. Acrescente a cebola e os temperos. Após 10 minutos desligue e mantenha em forno aquecido em temperatura baixa.Preparo da Bergamasca: Regue azeite em uma panela de fundo grosso e alta. Acrescente o tomates concassê e os cogumelos inteiros; Deixe dourar os ingredientes e acrescente o caldo de frango e a polenta. Mexer com foie durante 30 minutos. Se sentir muito grossa, coloque água quente. A polenta deve estar cremosa, mas não muito consitente, pois endurece rápido. Importante: coser em fogo baixo.
Montagem - Dispor a polenta em um prato guarnecendo cada um com o cogumelo inteiro ao centro. Regar as bordas com a guarnição, e colocar o tomate presto para finalizar. Jogar pitadas de páprica picante para decorar.

Nenhum comentário: