domingo, 6 de março de 2011

Carne de Onça


Tradicional petisco curitibano, a ‘Carne de Onça’ nada mais é do que uma variação do francês steak tartar e do alemão hackepeter. Mas aqui na terrinha, boteco que não é metido a besta serve carne de onça. A origem do nome provém do hálito forte que resta, já que leva cebola crua, bastante cebolinha picada e mostarda escura. O botequeiro e jornalista Dante Mendonça, crava em seu Botecário a receita perfeita, preparada no Restaurante Embaixador, que funcionou na Rua Riachuelo de 1950 a 1972, sob o comando da família Werbitzki. A dica primordial é quanto à escolha da carne. “Num açougue de sua confiança, compre a carne – patinho, a ser limpa totalmente de nervuras e gorduras, com paciência, e moída de duas a três passadas na máquina. Não mais do que isso. O ideal é comprar a carne pouco antes do preparo”, ensina Mendonça. O sabor, enquanto, escrevo volta à boca, já que, quando criança, meu pai, seu Carmelino Basso, chegava do trabalho com um legítima broa de centeio úmida e a carne de primeira moída. Logo corria picar os acompanhamentos enquanto ele degustava uma cerveja gelada, par perfeito para a ocasião.

Ingredientes (para três pessoas)
- 600 gramas de carne de primeira, moída
- 2 cebolas picadas em minúsculos cubos. Reserve em uma cumbuca.
- 1 maço de cebolinha verde picado finamente.
- 6 fatias de broa de centeio
- azeite de oliva o quanto baste para regar a carne
- Pimenta do reino
- Sal
- Mostarda escura
- Duas colheres de sobremesa de gema de ovo

Modo de preparo
- Disponha as fatias de pão sobre uma superfície única para que a montagem fique uniforme
- Adicione um pouco de sal por cima da carne e pimenta do reino moída na hora. Coloque a gema de ovo sobre a carne temperada. Muito importante, deixa a carne leve e solta.
- Distribua, com as mãos, cerca de 150 gramas da carne sobre o pão, Não a esmague quando espalhar sobre o pão, distribua gentilmente.
- Coloque a cebola cobrindo bem a carne
- Em seguida, a cebolinha verde.
- Regue com um bom azeite de oliva e acerte o sal, se necessário
- Finalize com a mostarda escura.

Dica: Pode servir uma fatia por pessoa ou, como prefiro, cortar em quatro cada fatia para que seja degustado mais lentamente, naco por naco desta delícia.    
  

Nenhum comentário: