terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Fettuccine com tomilho e contrafilé

Outra receita da série "mais fácil que andar pra frente". Basta você ter em casa dois bons bifes de contrafilé (a maciez deste corte é incomparável, se servida ao ponto. Fica tenra e suculenta se o sal for colocado após a selagem da carne), fettuccine e um pouco de tomilho fresco, colhido de sua própria horta. Um bom tinto pra acompanhar e a pessoa certa pra brindar. Salut!

Ingredientes (duas pessoas)
Dois bifes de contrafilé (3 cm de espessura, mais 1 cm de gordura que deve ser preservada para manter umidade)
Sal, pimenta do reino
100 ml de azeite de oliva
100 g de fettuccine
Um punhado de tomilho fresco
Parmesão

Modo de Preparo
Coloque a massa para cozinhar e tempere a carne com a pimenta do reino moída na hora. Envolva num papel filme e bata com o martelo, dos dois lados. Apare as peças de contra-filé preservando a gordura. Salpique com pimentas do reino fresca. Em seguida, embrulhe os filés em papel filme e bata a carne rapidamente, presrvando a espessura mas deixando sulcos na peça. Aqueça uma frigideira alta, de fundo grosso, coloque o azeite de oliva e sele rapidamente a carne dos dois lados, em fogo forte, inclusive o lado da gordura. Desligue o fogo, retire da frigideira e besunte com sal*. Deixe descansar por 10 minutos.
Enquanto a massa cozinha - al dente, coloque a carne no forno pré-aquecido por dois minutos (por favor, não deixe a carne passar do ponto! Deve ficar vermelha por dentro. De outra forma, vai endurecer e o contra-filé vai perder todo seu sabor, que é muito característico). Escorra a massa e coloque na frigideira onde a carne foi selada, acrescentando o tomilho. Sirva com parmesão. ralado na hora *O sal, quando colocado após a carne ser selada, preserva a umidade da carne)

Um comentário:

Magaly disse...

Oi pessoas !!!
E aí vem para Floripa ???
Mandem notícias...
Sadades
Maga