segunda-feira, 30 de março de 2009

Ravioli integral de ricota e espinafre

Certos finais de semana são àqueles para ficar na sua históra. aqueles que você se dedica à "Festa de Babete". e assim se passou o nosso. Providos de ingredientes, horta farta de temperos, com vontade de colocar literalmente a 'mão na massa', fomos para a cozinha. Compartilhamos uma das experiências: massa integral, praparada com farinha de trigo integral e quinua, recheada de ricota e espinafre. Para o molho, sálvias crocantes, cogumelos porto belo, azeite extra-virgem e lascas de bacalhau. Na verdade, foram duas versões de molho. Uma com lascas do peixe e outra sem. Ambas maravilhosas, que após o cozimento, foram douradas no azeite até ficarem douradas e com o molho bem incoprorado.

Massa

- 500g de farinha de trigo integral
- 200g de farinha de quinua
- 7 ovos caipira

Misture bem as duas farinhas, abra espaço no centro e adicione os ovos. Mexa bem, amasse até obter uma boa consistência, enrolque em filme de pvc e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Recheio
- Uma cebola picada
- 200g de ricota fresca
- Um maço de espinafres da horta
-
Azeite de oliva
- Sal, pimenta-do-reino

Refoque as folhas de espinafres em uma panela. Reserve. Doure as cebolas no azeite, incorpore a ricota, o espinafre, os temperos, desligue o fogo e misture bem. Escora bem todo o caldo que se formou em uma peneira. Reserve. Abra a massa e prepare os raviolis. Molho
- Sálvia fresca
-
Azeite de oliva
-
Caldo que sobrou do recheio de ricota e espinafres
-
50g de cogumelos Porto Belo
-
Lascas de bacalhau

Coloque um caldeirão com bastante água e um punhado de sal e deixe ferver. Adicione os raviólis. Cozinhe por 12 a 15 minutos (depende da espessura de que você abriu a massa) Em uma frigideira funda, aqueça o azeite e coloque as folhas de sálvia até ficarem crocantes. Coloque os cogumelos e rapidamente adicone o caldo e as lascas de bacalhau. Retire a massa da água com uma escumadeira, colocando-as diretamente na frigideira. Salteie os raviolis no molho e sirva.

O pequeno Luca ajudando com os raviolis

Um comentário:

Daniele disse...

Lindo meu polaco...super tia ensinando seus dotes...