sexta-feira, 13 de março de 2009

Feijão 'Bramasole'


Alguns ingredientes costumam me viciar e tento prepará-los de todas as formas possíveis. Neste momento, é o feijão branco, que na receita abaixo foi preparado como acompanhamento de Bacalhau. Hoje resolvi que seria prato principal e batizei de Feijão 'Bramasole'. Estou lendo o livro 'Sob o sol da Toscana' (Frances Mayes), no qual a personagem, que mora numa casa chamada Bramasole (de bramare, ansiar por, e sole, sol = algo que anseia pelo sol) prepara o 'feijão branco da Toscana', com sálvia e azeite de oliva.
Mas para o prato principal, além das muitas sálvias frescas, usei cogumelos, mini tomates italianos e muito azeite de oliva.

250 gr. de feijão branco
1 cebola picada
10 folhas de sálvia picadas
5 folhas inteiras de sálvia
20 mini tomates italianos cortados ao meio - mais 5 inteiros
200 gr. de cogumelos portobelo cortados em lâminas
pimenta do reino ralada na hora
sal
250 ml de azeite de oliva extra-virgem.
1 litro de caldo de frango

Deixe o feijão branco de molho por 12 horas. Aqueça um pouco do azeite e frite a cebola e a sálvia picadas. Acrescente o feijão escorrido, tempere com pimenta e sal, cubra com o caldo e deixe cozinhar naturalmente, sem pressão. Deixe o caldo engrossar lentamente, em lume baixo, colocando caldo sempre que necessário. Cozinhe por cerca de 1h, até ficar al dente. Reserve.
Aqueça o azeite restante, doure as folha de sálvia, acrescente os cogumelos em fogo forte, e, sem seguida, os tomates. Desligue imediatamente para que a pele não se solte e o tomate não murche. Pronto. Coloque algumas conchas do feijão neste preparado e sirva com torradas de alecrim e sálvia, e uma simples farofa.

Nenhum comentário: