segunda-feira, 23 de março de 2009

'Os grãos dos 40' - Grão de Bico Açoriano

Fazer 40 anos me deixou muito feliz e com energia para cozinhar muito, mas...nem tudo ocorre de acordo com o que planejamos. A felicidade continua, mas não pude me dedicar aos amigos na cozinha. Mas, não passou em branco, aliás desde o dia 19 de março ainda estou comemorando. Também não faltaram muitos brindes maravilhosos na Cantina dos Açores (com o tradicional bacalhau da casa). Na sequência, mais comemoração com os amigos 'zimbreiros' (do nosso cantinho açoriano), que prepararam uma bela recepção. Bacalhau novamente. Fiquei responsável pelos grãos, que iriam acompanhar o prato. O grão de bico foi o carro-chefe da noite. Simples e delicioso, preparado à base de tomates pelados e muita calma.

Ingredientes
- 250 gr. de grão de bico;
- Uma lata de tomates pelados, ou 1 kg de tomates sem pele e semente, mas neste caso, a lata foi sensacional pelo caldo que envolve os tomates;
- Uma cebola picada;
250 ml de azeite de oliva;
- Água o quanto bastante até o grão ficar ao dente. Não deixar ficar caldaloso, e sim, cremoso;
- Pimenta do reino e sal.

Preparo
Deixar os grão previamente de molho durante 12 horas. Aferventá-los 10 minutos e remover as cascas debulhando os grãos com os dedos. Aquecer 50% do azeite, fritar cebola, dourar grão, em fogo bem forte. Temperar com pimenta ralada na hora e sal. Colocar os tomates, cobrir com água quente, que fique apenas 1 dedo acima dos grãos, e baixar o fogo. Cozer por, aproximadamente 1h, deixando os tomates se incorporarem totalmente ao molho. De quando em quando, regar com azeite de oliva. Reservar cerca de 50 ml para quando estiver pronto, pois vai adquirir um vermelho rubi, brilhante.No final do cozimento, quando estiver no ponto - firme, mas sem se desmanchar, deixe o fogo alto até secar bem o caldo. O vermelho dos tomates vão transformar o molho numa cor 'ferrugem', aquelas de fogão à lenha, com gostinho de infância.Bom apetite!!!!!

Um brinde
Um brinde a todos os amigos que, à distância, mandaram mensagens carinhosas e com muito afeto. Obrigada a todos pela amizade, que é tudo de mais importante que podemos carregar na vida.

Nenhum comentário: