Resultado Final – Região Sul – Categoria “Amadores”
1° Prêmio Gula/Caixa – “200 anos da chegada da família real ao Brasil”
(Para 4 pessoas)
Receita sofisticada, propícia para a côrte. Une diferentes escolas de gastronomia: francesa (molho de queijo), brasileira (purê de moranga e o camarão) e ainda ousa com uma provocação, o charque, elemento tipicamente gaúcho, mais ainda, “farroupilha”.
Tortinha de purê e camarão picante
50g de purê de batataPreparar o molho de camarão picante fritando o alho e a cebola na manteiga misturada ao azeite de oliva. Adicionar o tomate e deixar fritar por alguns minutos somando água se precisar. Incluir os camarões e em seguida temperar com sal, pimenta, a páprica e o curry. Deixar cozinhar por 3 minutos, corrigir o sal e tirar do fogo.
Para montar a tortinha, preparar uma camada de purê de batata bem duro de cerca de 1cm de altura no fundo de uma forma ou refratário. Sobre esta camada, adicionar o camarão e os seus ingredientes mas sem o molho. Em seguida montar outra camada igual de purê de batata e logo dispor sobre este uma camada mais fina do purê de moranga. Levar ao forno por 15 minutos antes de servir.
Molho de gorgonzola:
100g de queijo gorgonzola
Aquecer a manteiga e rapidamente fritar o alho
Meia moranga pequena cortada em tiras com a casca
Colocar a moranga para cozinhar na água, com o sal, o louro, o tomate, a cebola e o alho, por cerca de
12 camarões gigantes sem casca mas com a rabeta
Preparo
Ferver o caldo e nele cozinhar os camarões muito rapidamente por cerca de
No centro do prato dispor um pedaço da tortinha de purê. Ao seu redor colocar o molho de gorgonzola. Sobre a tortinha acrescentar os camarões com rabeta. Decorar com finas tirinhas de charque secadas no forno e ervas finas.
2° lugar - Denize Stellfeld Passos – Curitiba/PR
FRANGO PINHONENSE REAL, PURÊ DE BATATA DOCE E ARROZ COM CACHAÇA
O frango é uma referência clássica a figura de D. João VI. Mas o grande charme desta criação são os elementos “coloniais”, brasileiríssimos: as sementes de pinhão e a cachaça, incorporada pela Corte, principalmente na figura de Dona Carlota Joaquina. Segundo os registros históricos, a rainha tomava aguardente misturada com sucos de frutas frescas, pois sofria demais com o calor do Rio de Janeiro.
INGREDIENTES - FRANGO COM PINHÃO
- 1 peito de frango (grande)
- 4 batatas doce médias
PREPARO: cozinhe as batatas até ficarem bem macias. Esprema com um garfo (ou espremedor de batatas). Na panela coloque a manteiga e o óleo e frite a cebola. Junte a batata amassada, o leite, sal à gosto e o creme de leite. Misture bem até formar um creme homogêneo. Na hora de servir “salpique” a erva-doce sobre o purê.
INGREDIENTES - ARROZ COM CACHAÇA
- 1 xícara de arroz branco
PREPARO: em uma panela frite a cebola e o alho no óleo com manteiga. Acrescente o arroz, a cachaça, água, caldo de galinha e o sal. Acrescente mais água durante o cozimento se necessário.
ESCONDIDINHO DE MILHO COM LOMBO DE PORCO
A receita do Escondidinho de Milho com Lombo de Porco, foi criada numa típica “fria e gélida” noite curitibana e publicada em primeira mão pelo Anastácia na Feira, da querida amiga e incentivadora Inês Garçoni. Tem claras influênciais portuguesas: o porco, o azeite de oliva e a cerveja, que desembarcou na bagagem do grande cervejeiro D. João VI. Mas o ingrediente principal é tipicamente brasileiro: a quirera ou canjiquinha, milho moído nas “pedras de ralar”, espécie de fubá grosso, bendita herança indígena.
Picar o lombo em cubos de
- Aquecer o azeite e fritar lentamente os cubos de lombo (em fogo baixo) até dourar por completo (cerca de 20 minutos). Mexer sempre, desprendendo crosta dourada do fundo. Acrescentar cebola e em seguida o alho até dourarem. Acrescentar caldo de carne (aquecido previamente) lentamente, nunca cobrir a carne – o suficiente para o líquido se tornar caramelo (ferrugem) e engrossar. Não deixar queimar o fundo jamais. Em aproximadamente 1 hora o lombo estará macio e o caldo encorpado. Escorrer a quirera e acrescentar ao refogado de lombo, mexendo sempre.
Completar com água quente até cobrir bem.- Mexer sempre por mais uns 20 minutos. O ponto dever ser o de comer com colher. Servir em cumbucas, com cebolinha verde picada por cima e regar azeite de oliva extra virgem Herdade Esporão Cordovil. Não é frescura, nem propaganda, mas faz muita diferença o sabor deste produto!"
2 comentários:
Ah, meu deus! eu demorei demais pra comentar isso tudo! demorei pra comentar este prêmio, mais do que merecido pela josi, linda, linda, e esta receita maravilhosa -já estou na dúvida se quero o pato ou o escondidinho quando visitar meu lugar preferido fora do rio de janeiro!
josica, parabéns! minha chef preferida! preciso urgentemente comer da sua comida depois de tanto tempo... deve estar maravilhosa... beijos, beijos e muitas daudades!
ler todo o blog, muito bom
Postar um comentário