quinta-feira, 21 de abril de 2022

Bruschette, múltiplos sabores de plena felicidade

trio de bruschetta

O naco de pão cortado em fatias mais grossas (cerca de 2 cm), levemente tostado na chapa de ferro ou na brasa, é uma proposta única para servir de antipasti ou uma degustação completa, quando acompanhada de uma delicada e colorida salada. Depois de tostada, com marcas da grelha, basta esfregar ligeiramente um dente de alho cru e se divertir.

    tradicional, de pesto

As coberturas vão das tradicionais de tomates picados e a de pesto. Mas há múltiplas versões que podem alçar as refeições a outro patamar. Como as de vegetais salteados (abobrinhas, berinjelas..); cogumelos refogados na manteiga; creme de queijo minas com pêssegos frescos e um fio de balsâmico; gorgonzola doce mais compota de peras. Basta se arriscar. O pão? Bom, o pão, de preferência de fermentação natural. Se não tiver tempo ou habilidade para prepará-lo, basta adquirir em padarias artesanais, que proliferam perfumes e sabores, por todos os cantos deste nosso país. 

Lardo de Carrara mais mel orgânico)

Já tive oportunidade de degustar, e replicar aqui no @pastificiodellamore, algumas versões  tradicionais servidas na Toscana e na Ligúria, como as de lardo de Carrara* mais mel orgânico; de feijão branco cozido com azeite e ervas (sálvia); de miúdos de coelho – sensacional; Cavolo nero (variedade de couve extremamente saborosa. Enrugada, de cor escura, é ligeiramente adocicada).... enfim, uma verdadeira paleta de sabores tradicionais dessas duas regiões da Itália central e noroeste, respectivamente!!!
A ORIGEM O termo bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo, derivada da palavra "bruscato" que significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Há também outros nomes para bruschetta, como "Fetunta", na região da Toscana. Aí, derivado das palavras "fetta unta", isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva. A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino. Há, porém, incontáveis variações de pães para se preparar uma boa bruschetta.
Na Toscana, o pão local, feito sem sal, é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero"; cavolo nero picado bem fininho, antes aferventado em água e sal. Nas regiões litorâneas, pode-se conferir a delícia com frutos do mar, como a de mariscos.
Aqui, no Pastifício Dell'Amore, costumamos servir um trio, como a bruschetta de cogumelos frescos; de mini tomates assados no azeite; de gorgonzola doce, coberto por uma lâmina de pêras (previamente feitas - compota de pêras); Calabresa (com a calabresa salteada, flambada na cachaça, finalizada com cebolas caramelizadas. Diversidade regional dos pães Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a brsuchetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano. Embora certas guarnições seriam mais adequadas para determinados tipos de pães pode-se garantir uma boa bruschetta somente com um pão de qualidade e um azeite de oliva de qualidade. A pimenta-do-reino moída na hora também dá um sabor especial.

Nenhum comentário: