quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Focaccia de pepperoni



Cada cultura tem uma desculpa diferente para não compartilhar receitas - alguns querem manter o segredo e tradição em suas famílias, outros preservar os ingredientes de décadas, que algum dia ainda pode render ‘frutos’ ao seu negócio, enfim, por várias razões a história da nossa culinária vai se perdendo no tempo.  Mas, felizmente, durante um período que passei na Itália convivi com pessoas que preservam a tradição de compartilhar; de somar esforços; de dividir tarefas; de ensinar para que o outro possa preparar o prato como ‘manda o figurino’, caso, ao nascer do sol, os trabalhos no campo sejam primordiais e a ‘mão na massa’ para realizar o cardápio necessita de ajuda para ser seguida à risca. E a focaccia, na Toscana, é acompanhamento, prato principal, entrada, enfim, o que desejar de acordo com a cobertura que escolher ou apenas polvilhada com sal grosso e pimenta fresca. Sempre está presente à mesa.
Com esta recordação na cabeça e ‘mão na massa’ preparei a focaccia, o calzone e o pão -  cada um com seu respectivo formato e preservando tempos de cocção, mas todos com os mesmos ingredientes.
Para a ocasião, pimentões vermelhos em conserva, um dos poucos produtos que preservam suas características sem perdem o aroma e a essência, lógico que se conservados em um bom azeite extra virgem.   
Ingredientes
400g de farinha de trigo especial
200g de semolina
Um sache de fermento biológico seco
Uma colher de sopa de açúcar
Duas colheres de sopa de azeite de oliva
½ xícara de chá de água morna
Sal grosso
Pimenta em grãos para ser ralada na hora
- 200 gramas de pimentão vermelho em conserva, picados delicadamente com uma faca bem afiada

Modo de preparo para a massa:
- Derrube a farinha e a semolina em uma superfície de trabalho, mescle bem as duas e faça um buraco no centro. Acrescente o fermento, o açúcar e a água morna. Mexa delicadamente com um colher envolvendo um pouco da farinha aos demais componentes. Deixe descansar por cerca de 5 minutos. Coloque o sal e o azeite e envolva o resto das farinhas. Pegue a massa com as mãos, e sove bem. Se verificar que está muito seca coloque, delicadamente, mais umas gotas de água morna. Forme uma bola uniforme e deixe a massa descansar em uma tigela com um pano úmido por cima, por aproximadamente uma hora. A massa deve dobrar de tamanho.
Abra a massa com um rolo moldando-a em retângulos com cerca de 2 c cm de altura. Faça furos com um garfo por toda a superfície e, em seguida, aperte com a ponta dos dedos alguns lugares do retângulo. Com isso, o sabor da cobertura vai penetrar mais na massa.
Salpique sal grosso e pimenta do reino e asse por cerca de 20 minutos. Não deixe a massa ressecar demais. Deve ficar macia por dentro.
Banquete 'toscano' com a presença marcante 
da focaccia 



Nenhum comentário: