domingo, 12 de fevereiro de 2012

Calzones Dell'amore

Aproveitando ingredientes que davam "sopa" na geladeira e  dicas de um antigo  programa de Jamie Oliver, Josi Basso preparou deliciosos calzones, com uma massa clássica de pão.Ela preparou diversos recheios, mas o de tomate fresco com ricota foi o meu favorito.
Ingredientes da massa
400g de farinha de trigo especial
200g de semolina
Um sache de fermento biológico seco
Uma colher de sopa de açúcar
Duas colheres de sopa de azeite de oliva
Um pouco de água morna
Derrube a farinha e a semolina em uma superfície de trabalho, fazendo um buraco no centro. Acrescente o fermento, o açúcae e o óleo de oliva e descanse por alguns minutos. Misture os ingredientes, coloque a água e vá sovando, até deixar a massa uniforme e elástica. Deixe a massa descansar em uma tigela com um pano úmido por cima, por aproximadamente uma hora. A massa deve dobrar de tamanho.
Abra a massa com um rolo. Faça círculos médios, de aproximadamente 18 cm de diametro. Caso necessário, use um prato pequeno. Coloque o recheio de sua preferência. O de tomate fresco marinado em azeite de oliva e ricota fresca com manjeiricão ficou divino. Mas você pode utilizar o quer preferir. Feche os calzones e aperte bem as beiradas para que o recheio não vaze. Coloque numa assadeira, regue os calzones com azeite de oliva, polvilhe sementes de mostarda e asse no forno por 25 a 30 minutos.

Nenhum comentário: