quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pescadores: os autores e atores do espetáculo marinho à mesa

Seu Cido (59 anos, completa 60 em 11 de dezembro). Embarcado 30 anos, nos últimos se dedica as 'saídas mais curtas', de dois ou três dias, à produção de redes, manutenção do barco e fiscalização do trabalho dos filhos
O que seriam dos pescados e frutos do mar para os que apreciam estas delícias se não fossem os pescadores, seus barcos, redes, coragem e paciência. Muita paciência. Esta arte também dominam como ninguém, já que devem respeitar o tempo de cada ser que habita as profundezas dos mares. Agüentar firme o período do defeso do camarão nos meses de fevereiro, março e abril quando a pesca das espécies rosa, sete barbas, branco, santana ou vermelho e barba ruça se reproduzem nas regiões sul e sudeste do Brasil. Antes do retorno ao trabalho para os que sobrevivem da pesca informal, a realidade para a maioria dos pescadores é mesmo de dias muito difíceis. A espera do fim do defeso é aguardada de forma até febril, já que as reservas financeiras caem assustadoramente e a alimentação do dia a dia também.

Redes sendo elaboradas pelas mãos do especialista na arte do mar. “As coisas devem ser preparadas em partes, entendendo o que pode se conservar, preparar, pescar. Há o tempo de cada coisa".
Os pescadores, ao meu ver, são exemplos de perseverança e eterna esperança. Com olhos amoados e pele sempre curtida de quem vive exposto ao sol horas e horas a fio desde que nascem, quando as mulheres carregam seus rebentos para a beira do mar à espera dos seus maridos, até a força acabar, diante de tantos desafios que enfrentam, não deixam de sorrir e cuidar de quem os ama. Mas o maior deles - além dos riscos que a natureza pode proporcionar quando embarcados, o tecer de suas próprias redes e conservação dos seus barcos - está a perpetuação da sua arte, para filhos e netos, já que esta é, sem dúvida, a certeza da vida futura.
Evando, filho de seu Cido, voltando do trabalho
 

2 comentários:

Jô Bibas disse...

Também acho que pescadores Assim como agricultores e feirantes) são símbolos de perseverança.
Bye,

Maga disse...

Saudades de vocês, saudade de ler os seus post...gosto do seu jeito de escrever...saudade dos pratinhos da Josi na minha varandinha...hummm saudade até do parque com geada, adoro !!!
Beijinhos saudosos !!!