quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fraldinha de miga ao molho roti


Para não cair no convencional temos de olhar para os ingredientes de formas diversas. E assim foi com uma fraldinha de pequena espessura, mas com tamanho suficiente para se enrolar, como um rocambole. Então vamos tentar, já que seria uma das entradas de mais um encontro memorável. Apesar do horário já bastante adiantado para este preparo,algumas dicas de especialistas nos ajudaram, como miga, servida com o tradicional molho roti. 
Ingredientes para a carne:
- 1 peça de fraldinha com espessura de cerca de 2 cm, com todas as nervuras removidas, temperada com pimenta e, com a peça envolta em num pedaço de filme de PVC, batida suavemente para apenas penetrar o sabor picante na carne.
- 2 tomates cortados em finas fatias
- Farofa de miga
- Azeite de oliva
- 2 ovos cozidos cortados em lâminas
Miga
- 2 pães ilalianos torrados e moídos no triturador
- 1 xícara de ervas frescas. Usamos cebolinha, salsinha, tomilho limão, nirá e alecrim.
- 100 gramas de manteiga sem sal.
Triture o pão torrado num processador. Acrescente as ervas picadas. Bata mais um pouco. Acrescente a manteiga em pedaços pequenos e bata até ficar com uma consistência de pasta. Espalhe num pedaço de filme de PVC. Cubra com outro pedaço de filme. Com um rolo de macarrão, deixe com aproximadamente 4 a 5 mm de espessura. Coloque na geladeira até ficar com consistência firme .
Preparo da Fraldinha
- Disponha as fatias de tomates sobre a carne
- Coloque a Farofa de miga (que estará em formato de tablete)
- Distribua os ovos
- Enrole a carne deixando-a bem firme e amarre com um bastante de forma que o recheio não saia
- Aqueça 100 ml de azeite em uma panela de ferro e sele a carne de todos os lados para que fique totalmente dourada
- Acrescente 1 litro de caldo de carne aquecido, feche a panela e cozinhe por cera de 40 minutos. Ire pelo menos duas vezes para que o cozimento seja proporcional.
Retire a carne e reserve. Para cortar em fatias bem finas o ideal é que esteja fria.  
Reservar o caldo e coar (vai restar cerca de 400 ml)
Molho roti
1\2 cebola roxa cortada muito picada
1 dose de conhaque – no caso utilizei pinga
1 colher de manteiga
e 400 ml do  caldo da Fraldinha já coado.(caso optou por outro preparo e não tenha o caldo dessa carne, prepare um caldo de carne, que é muito simples, apenas demora um pouco para o resultado final.
Aqueça a manteiga, doure a cebola rapidamente e acrescente o destilado. Flambe e adicione o caldo de carne. Abaixe o fogo no mínimo até reduzir a 1/3. Estará brilhante e viscoso.
Finalização
Retire o barbante da carne e corte em finas fatias colocando-as num prato que possa ir ao forno e depois direto à mesa. No máximo 5 minutos.
Regue o Molho Roti e sirva como entrada com fatizas de pão fresco.99 

Um comentário:

Paula Mata disse...

Só de ver a foto já da agua na boca, que maravilha, vou fazer amanha mesmo pro meu marido. No preparo da fraldinha sugere que use panela de ferro e já passei por grande dificuldade para comprar pois não encontrava. Comprei as minhas no site www.apaneladeferro.com.br e são muito boas e o preço tb é bom. Deixo a dica e os parabens pelas maravilhas que nos apresenta