quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Canja de Cenoura


As noites curitibanas de primavera, com temperaturas sempre intempestivas - no caso abaixo de 10 Cº, nos fazem preparar algo acalentador, que esquente o corpo e a alma.Na refeição em questão, uma canja mais leve, à base de cenoura, bem distinta da que nos remonta à tradicional, como nos relata a história da gastronomia, que conta que a Canja de Galinha é uma das heranças da primeira invasão francesa que persistiram até aos nossos dias, conforme detalhado no blog passadocurioso.blogspot.com.
Canja de cenoura
400 gramas de peito de frango cortado em cubos
3 cenouras raladas
1 cebola picada
1 litro de caldo de legumes
sal, pimenta do reino
200 ml de azeite de oliva
Modo de preparo
Temperar o frango com pimenta do reino
Aquecer azeite e dourar os cubos de frango
Acrescentar cebola até murchar
Colocar cenoura e deixar caramelizar - aproximadamente uns 15 minutos, mexendo sempre para não queimar
Acrescentar o caldo de legumes e ferver por 20 minutos
Para servir, regue azeite e decore com ciboulettes picadas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Berinjelas para Anastácia

Como a querida Anastácia é moça fina, não deu nem pra ligar e desejar feliz aniversário. Afinal a rapariga é metida, deixou o cerrado e está além-mar, divagando sobre os melhores Bolinhos de Bacalhau, Pastéis de Nata, visitando vendinhas em Coimbra e, se bobear, torcendo pro Benfica (pois é chegada num clube de massa, com gavião de mascote). Então, daqui da Brazuca, mandamos um grande beijo para amiga, erguemos muitos brindes e degustamos essa berinjela em sua homenagem. A receita é uma versão do clássico Parmiciana di Milinciani, compartilhada pelo blog Cucinando. Quando você voltar pode cobrar que preparamos uma pra você. Feliz aniversário Inezita!

Ingredientes
Duas berinjelas pequenas
200 ml de ragù semplice alla napoletana
Um pedaço de queijo brie (o certo é usar pecorino, mas não tinha)
Azeite de oliva
manjericão para decorar

Corte as berinjelas em fatias finas. Deixe num escorredor, polvilhe um pouco de sal e deixe descansar, por uns quinze minutos. Numa assadeira, coloque azeite de oliva, uma fatia de berinjela, o ragu e uma fatia de queijo, formando duas camadas. Asse até o queijo derreter. Delicie-se.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pururuca

Mestre Houaiss define pururuca como "aquele que é rabugento, arreliento, irritadiço". Nada a ver com a definição a gastronômica: "com a pele torrada, crespa e crocante, como torresmo". Tira-gosto dos deuses, que Norton Nicolazzi Junior, amigos de muitas "estórias" sabe preparar como poucos. Desta feita foram preparadas na casa de Norton pai, que ao lado de sua companheira Sonia, recebeu esta dupla como parte da família. Uma paleta e um pernil. Uma porção generosa de pururuca. Oh Deus! Como eu sou tão feliz...

Uma paleta e um pernil
Sal Grosso

Tempere a carne com sal e coloque na churrasqueira, com a gordura para cima. Deixe na parte alta da churrasqueira, por umas três horas. Vire a peça e coloque próximo ao fogo, até ficar pururuca. Coma até não poder mais...l

Pai e filho se divertem com a pururuca

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dobradinha do Pastificio

Prato converso, subestimado, renegado por muitos, mas um verdadeiro clássico de nossa gastronomia. Restaurante que se preza, ao menos uma vez por semana, oferece sua versão para os sábios comensais que mantém viva a tradição da Dobradinha. Aqui em Curitiba, no centro da cidade, no Restaurante São Francisco, é possível come-la às terças, na versão portuguesa, com ovo cozido, feijão branco e calabresa. A do Arrumadinho da Marechal, servida às sextas, é muito saborosa, com caldo de ossobuco, calabresa, costelinha defumada e bacon, mais nobre, indicada para os não iniciados. Ontem, a Baby resolveu meter a mão no bucho e com dicas valiosas da vizinha pernambucana que conheceu na fila do açougue, preparou a primeira dobradinha do pastificio. Ficou sensacional.

Ingredientes

- Um kg de bucho, cortado em tirinhas
, bem finas
- Uma costelinha de porco defumada, dessalgada

- 200 gr de picanha suína previamente assada e cortada em cubos
- 100 gr de bacon fatiado em tiras finas
- 200 ml de azeite de oliva
- 250 g de feijão branco

- 3 dentes de alho

- 2 cebolas bem picadas
- 1 pimenta dedeo de moça sem sementes, bem picadinha
- 1 colher de sopa de cúrcuma (açafrão-da-terra)
- cebolinha, salsinha
- 4 folhas de louro
- 1 litro de caldo de carne

Modo de Preparo

Previamente, deixar feijão branco de molho por, no mínimo, 2h.
Aqueça 50 ml de azeite na panela de pressão, doure as lâminas de alho e as folhas de olho.
Acrescente a dobradinha cartadas em julienne, tiras bem finas, com uns 5 cm de comprimento cada. Mexa, doure rapidamente.
Acrescente água fervente e, após pegar pressão, ferver 10 minutos.
Escorra, acrescente água fervente novamente e ferva mais 10 minutos.
Escorrer e reserve.
Aqueça 100 ml de azeite, doure o bacon até ficar crocante. Coloque a pimenta picada, a cebola e deixe dourar.
Coloque os tomates, com a polpa, a cúrcuma e as costelas em filetes. Cozinhe por uns 15 minutos, como um ragu. Acrescente a dobradinha. Cubra com o caldo de carne e ferva na pressão por 20 minutos.
Abra a panela e coloque o feijão escorrido.
Feche a panela novamente e cozinhe mais 20 minutos. Abra, acerte o sal, acrescente os cubos de lombo de porco assados previamente e deixe a panela aberta no fogo baixo caso o caldo esteja ralo.
Pronto. Sirva em cumbucas e finalize com azeite de oliva, cebolinha verde picada e ovos cozidos imersos no caldo.