terça-feira, 10 de maio de 2016

Irresistíveis lâminas de legumes


Pratos deliciosamente frescos, saborosos e de rápido preparo. Com algumas abobrinhas e berinjelas frescas, o cardápio pode se tornar uma refeição acalentadora e encantadora. Para tanto, uso uma chapa de ferro que coloco sobre a boca de um fogão e apenas unto com azeite. Depois, fatio duas berinjelas para uma ‘lasanha’ e duas abobrinhas para saladas diversas – ambos os legumes cortados na longitudinal, em lâminas.

Acomodo-as sobre a chapa de ferro já quente e agrego ainda mais sabores. Ambos os legumes ficam levemente caramelizados quando grelhados. No caso da abobrinha, reservo uma delas já laminadas para uma salada fria.
E vamos ao cardápio: lasanha de berinjela (com molho sugo, ricota temperada e parmesão para finalizar); 
camadas de berinjelas grelhadas, sugo e ricota temperada
salada morna com abobrinha, berinjela e fatias de queijo. 

Para agregar texturas, uma salada crocante de abobrinha, com as finas lâminas temperadas com suco de limão, azeite, uma pitada de sal, sementes de gergelim e tomilho-limão.
abobrinha laminada, temperada com limão, azeite.
e especiarias
E quando o ciclo dos alimentos da estação chegar ao fim, as delícias colhidas podem ser transformadas em compotas, conservas, pestos, geleias e marmeladas de legumes, frutas, hortaliças e outras infinidades de quitutes, que se tornam os tradicionais antipastis. Alguns preparados apenas com azeite e ervas frescas, outros com misturas de azeite, vinagre de vinho, sal e ervas frescas.Quanto as embalagens que serão utilizados para armazenar as delícias, o ideal é escolher as menores, já que enquanto fechadas, algumas formas de preparo preservam os produtos por meses e até anos; já depois de abertas devem ser consumidos rapidamente. 

Lasanha de berinjela
Duas berinjelas laminadas e grelhadas na chapa de ferro ou, ainda, em panela de fundo grosso. Também podem ser pinceladas com azeite e assadas no forno. O processo é rápido. então, o cuidado é para que não assem em demasia. Devem preservar a umidade.
À parte, tempere 500 gramas de ricota úmida (a mais cremosa que encontrar) com sal, verdes e azeite. Tenha em mãos, 300 ml de molho sugo e parmesão para finalizar.
para montar, basta começar a primeira camada com sugo, depois berinjela, ricota....em média cinco camadas. Finalize com parmesão. Asse por 10 minutos, até gratinar.

 

Nenhum comentário: