sábado, 14 de fevereiro de 2015

Santo Antônio de Lisboa, patrimônio das tradições açorianas

Lugar “abençoado por Deus e bonito por natureza”. Definição perfeita para este canto, que esconde contos e só demonstra encantos. Onde marcas da herança cultural dos imigrantes açorianos permanecem intactas desde meados do século XVIII.
Bairro onde o cultivo e o processamento de ostras cultivadas pelos maricultores proliferam-se e podem ser degustados por toda a pequena, mas intensa e ‘imensa’ orla. Onde os peixes são pescados há alguns metros dos restaurantes e preparados de forma simples, na hora.


Província na qual a produção de artesanato e da cerâmica, onde a realização de eventos culturais e de celebrações à vida convivem de forma orgânica e em total harmonia com o dia-a-dia das pessoas que lá estão e de toda a sua história, que se faz presente por todos os lados para onde olhamos. Enfim, a beleza singular da região, entre o mar e a montanha, é um exemplo de simplicidade, de sabores e de saberes, onde o tempo desacelera e a pressa não tem vez.  

É um daqueles lugares marcados pelas ruas de pedra (uma delas, a primeira rua calçada de Santa Catarina, onde o Imperador Dom Pedro II caminhou em terras catarinenses), alinhadas com casarios históricos de traços açorianos, que remetem a um tempo em que a Ilha de Santa Catarina descansava em calmaria, mas que lá, somente lá, em sua íntegra, está segura e assegurada.

Fruto da articulação de organizações governamentais, não-governamentais
movimentos sociais, estudantes e acadêmicos, pescadores, marcultores e representantes de comunidades tradicionais, que estão trabalhando juntos, em prol da preservação cultural, social e econômico de Santo Antônio de Lisboa.

E no que tange à gastronomia.....

Pirão de peixe, pastel de berbigão e ostras gratinadas à perfeição. Precisa mais¿

Nenhum comentário: