quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Burritos, uma viagem de sabores



Tradicional comida da culinária mexicana, as tortillas são massinhas leves, crocantes e de fácil preparo. Pode ser finalizada na hora de ser servida. Para o preparo, basta farinha e água. 
A partir dos discos crocrantes, dourados em frigideira antiaderente, é só optar pela elaboração de burritos, quesadillas e outras das suas muitas variantes. Um cardápio que agrada a diversos paladares, já que pode ser montada de acordo com o ingrediente que mais apreciar. Os recheios compõem a mesa com as cores vibrantes das hortaliças, legumes, grãos e carne. Para esta ocasião, Guacamole, carne picada, feijão, alface picada, ovos cozidos cortados em lâminas finas, alguns tipos de pimenta (desta feita, habanero e dedo de moça), pimentão bem picado 
Ingredientes para 20 tortillas
500 gramas de farinha de trigo
2 xícaras de água
Modo de Preparo
Amasse durante alguns minutos e faça bolas de, mais ou menos, 4 cm de diâmetro. Aperte sobre uma superfície lisa e abra com um rolo em discos de cerca de 15 cm de diâmetro. Aqueça uma frigideira anti-aderente e doure as torillas, uma a uma, até ficarem douradas e crocantes. Sirva em seguida
Para compor a mesa
Guacamole
2 abacates pequenos picados com a faca
suco de um limão siciliano
1 cebola roxa pequena bem picada
1 pimenta dedo de moça sem sementes – bem picada
1 tomate sem sementes bem picado
Sal
1 maço de salsinha bem picada
Modo de preparo
Após picar bem o abacate, regue com o suco de limão para que não escureça. Agregue os demais ingredientes e misture bem. Há quem prefira esmagar a polpa do abacate, mas, desta forma, os pequenos nacos preservam mais o sabor e beleza ao prato. Para finalizar, regue um fio de azeite e salpique pimenta do reino. Reserva na geladeira.

Picadinho de carne
500 gramas de carne bovina, magra, picada, ou moída
1 lata de tomate pelados
1 cebola picada
1 folha de louro
4 dentes de alho
1 pau de canela
1 pitada de canela em pó
2 cravos
1 pitada de tomilho
pimenta do reino moída
sal e azeite
Modo de preparo
Doure o alho, agregue a cebola e saltei a carne. Agregue os demais temperos e deixe cozer por alguns minutos. Acrescente os tomates, com a polpa.  Tampe e e cozinhe em fogo baixo até que a carne esteja macia. Se optar por fraldinha, a cocção será bem rápida. A mesma coisa, se usar carne moída.

Nenhum comentário: