segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dona Flora na Cozinha

Visitar o Restaurante Madalosso é relembrar minha infância, vivida no bairro de imigrantes italianos de Santa Felicidade. Era nesse gigantesco restaurante que tudo acontecia. Batizados, formaturas, aniversários, jantares políticos, grandes celebrações, marcadas pela fartura e abundância. E ainda hoje é assim.
Quando foi fundado, em 1963, pelo casal Ademar Bertolli e Flora Madalosso, contava com apenas 24 lugares. Ao patriarca, cabia o recebimento dos fregueses. Os filhos mais velhos eram os garçons e Dona Flora desdobrava-se na cozinha. “Na falta de balcões refrigerados, às vezes acontecia dos fregueses estarem sentados à mesa e eu correndo, matando, depenando e cortando em partes frangos, para fritá-los e servi-los. Fazia comida no velho fogão à lenha de duas bocas, com apenas uma frigideira para o frango e outra para a polenta”, relembra Dona Flora.
Velhos tempos. Hoje, o Madalosso pode atender simultaneamente mais de 4.500 pessoas. Mas Dona Flora ainda comanda sua agora gigantesca cozinha, com a ajuda de um batalhão de cozinheiras, ajudantes e sorridentes garçons, que deslizam rapidamente pelos seus grandiosos salões. O resultado é uma cozinha italiana ligada à história e a tradição do bairro. Polenta Branca frita, bem crocante, Salada de Radicchio com Bacon e o inigualável Fígado de Frango Frito são os pratos recomendados pelo pastifício. Tudo é servido em fartura, sem culpa, num local que é sinônimo de alegria e celebração há muitas gerações.Agradeço ao amigo e fotógrafo dos bons, Guilherme Pupo, que registrou essas belas imagens espontaneamente, sem marcar visita na cozinha de Dona Flora, com exclusividade para o blog do pastifício dell’amore.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Felipones! Sucesso no blog e nas massas, e vamos ver se fazemos mais dessas parcerias fototextogastronomicas!! Abracao, Pupo

Pastifício dell'amore disse...

valeu Pupo, vamos fazer mais parcerias sim... abraços

Anônimo disse...

que saudades, queridos! Vou aí conhecer o Pastifício logo, logo. E vcs vão conhecer a Isadora - o melhor garfo do mundo!

Ines Garçoni disse...

que máximo! eu sempre quis ver a cozinha do Madalosso! Idéia brilhante, adorei! beijos, beijos

Iliane disse...

obrigado por nos mostrar a cozinha do Medalosso..sempre que vou a Curitiba..é parada obrigatoria..tudo de bom..bateu saudades dêsse lugar lindo..bjus