Engraçado como pratos tradicionalíssimos, simples, muy próximos, estão tão distantes. Na minha ignorância gastronômica, sempre achei que o clássico "arroz-de-carreteiro", prato tão gaúcho, tão sulino, tão vizinho do meu Paraná era preparado com sobras do churrasco, de preferência costela. No domingo, preparei um singelo churrasquinho, só para a dupla deste pastificio. Mesmo assando com parcimônia, sobraram alguns naquinhos de carne (bananinha de costela e maminha). Cortei em pedacinhos e pensei no carreteiro para o dia seguinte. Ledo engano. Ao fazer uma visita em blogs amigos, descobri que é feito basicamente com charque, linguiça e toucinho, com pequenas variações. Desnecessário dizer que não há menção para nenhum tipo de "sobras de churrasco". Achei essa receita num site de CTG, original dos tropeiros, tenho certeza que vale a pena conferir e experimentar. Prometo que ainda vou reproduzi-la, para sentir o autêntico sabor gauchesco de um carreteiro. Mas, para não perder o jantar, preparei esta versao falsária, com as tais sobras do churrasco de domingo, acrescido de linguiça calabresa, bacon e costela de porco defumada. Fiquei satisfeito, pois agradou ao paladar mais exigente e cruel que conheço. Meu amor.
Ingredientes (para 6 pessoas)
Sobras de churrasco (maminha e costela bananinha, cortada em cubos)
Um naco de bacon cortado em cubos
Uma cebola picada
Dois dentes de alho em fatias
Uma linguiça calabresa
Um pedacinho de costela suína defumada
Meio litro de caldo de frango
Duas colheres de manteiga
Água fervendo
Duas xícaras de arroz branco (usei agulinha, mas ideal é o amarelão)
Salsinha picada
Um tomate picado, sem sementes e partes brancas
Numa panela de barro, doure o bacon e acrescente as cebolas. Quando estiverem douradas, coloque a carne picada, a calabresa e a costelinha. Deixe fritar e acrescente o arroz em seguida. Refogue mais um pouco e acrecente o caldo de frango ou água caso não tenha caldo preparado. Cozinhe em fogo branco, até o arroz ficar no ponto, al dente. Acresncte a manteiga e misture bem. No prato, coloque a salsinha e os tomates picados.
Um comentário:
Queridos, a receita enche a boca d´água. Esperei vocês no lançamento do livro....pena que não foram. Aproveitoe mando o endereço do meu blog: http://cozinhaeliteratura.blogspot.com/.
Beijos e saudades
Postar um comentário