segunda-feira, 16 de julho de 2012

Culinárias diversas para ilustrar comemoração única

Barreado - tradicional prato paranaense
Polenta de colher servida com pescada grelhada











Spaetzle com cebolas caramelizadas - iguaria da cozinha alemã

Pai e Kátia - sua companheira de vida
Pratos diversos das mais variadas cozinhas aqueceram o gelado domingo curitibano. As especilidades foram preparadas, por muitos cozinheiros,  para comemorar o aniversário do querido Pai - Carmelino Basso. 
Para adoçar o paladar, Cassata Italiana e doce de coco queimado. Palavras de carinho não faltaram:

No século 12, na Europa, peregrinos que andavam em busca da fé, cada qual a seu modo, se estabeleceram no Monte Carmelo, local para onde se retirou o profeta Elias, homem de fé, para rezar. Por causa disso, esses peregrinos passaram a ser  chamados de carmelitas ou carmelitanos, que chegaram ao Brasil em 1580 e iniciaram diversas frentes missionárias. Nessa caminhada da missão-colonização nem tudo foram luzes.
A exemplo dos caminhos pelos quais o nosso amado CARMELO* vem percorrendo. Sua história de vida é marcada por reveses que, acredito, nenhum de nós aqui teria forças suficientes para vencer – sejam elas de saúde, perdas emocionais ou financeiras,  e facilidade de perdoar. Perdoar a vida, seguindo em frente e sempre agradecendo a Deus o que lhe é dado.
Mas cada um ilumina seu caminho com as luzes que emanam de seu interior. E a deste homem, exemplo de força, perseverança, honestidade.... ( e também de teimosia) e de vida para todos nós!
Para tanto, a cada ano devemos brindar, festejar e agradecer a esta exemplar pessoa, que, como todos nós, tem suas fragilidades, mas coloca, acima de tudo, o viver de forma plena – sempre em busca da felicidade do dia seguinte, sempre ao lado dos fiéis amigos e da sua família, eternamente unida.E, à moda italiana, o agradecimento é retribuído a quem amamos  por meio do alimento. Cultivados pelas suas próprias mãos, ou com pratos elaborados com carinho e capricho, hoje, cada um de nós, seguiu este conceito.
Cada tempero tem um significado: uma emoção; uma lembrança...e, acima de tudo, o desejo de que o dia de amanhã seja melhor. Nas receitas, "um copo de suco de confiança; um maço de perseverança". O resultado....vamos provar!!
Barreado sendo cozido em panela de barro
Luiz krassunski - o especialista no preparo









Vó Maria e seu 'filho' de coração
Carmelino - seu Carmelo, o pai
Francis e Leonardo
Diogo e Gabi, queridos irmão e pequena sobrinha
dani, Hellen, Ale e Sil Brunor - Pai
Pai e felipones

Daltevir e Marilu












** Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Nossa Senhora, que surgiu com o propósito de relembrar o convento em honra da santa Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no  dia 16 de julho.

Nenhum comentário: