sábado, 21 de novembro de 2009

Trio mineiro

Nada como uma comidinha mineira para alegrar a alma e o espírito. Cozinha farta, cabocla, brasileira acima de tudo. Porco, farofa de couve e batatas assadas à moda 'Richard', grande companheiro de vida, que deixou este legado maravilhoso.

Ingredientes
Uma sobrepaleta de porco (600gr)
Duas batatas cortadas em rodelas finas
1/2 copo de vinho branco
sal e pimenta do reino
100 ml de azeite
5 dentes de alho inteiros
10 folhas de sálvia picadas
2 ramos de sálvia
2 cebolas em rodelas
1 chilli sem sementes bem picado
Um maço de couve picada finamente
Um naco de bacon -picado emcubos pequenos
Um punhado de farinha de mandioca
Uma cebola picada
Sobrepaleta de porco -Tempere o porco com sal, pimenta do reino, chilli picado e as folhas de sálvia picadas, massageando bem a carne. À parte, estique uma folha grande de alumínio em uma travessa que possa ir ao forno. Regue azeite, distribua uma das cebolas em rodelas sobre o alumínio, 50% do alho e um ramo de sálvia. Coloque a peça de porco, regue com o vinho e azeite. Distribua os demais ramalhestes de sávias e o restante de cebola em rodelas e dentes de alho. Embrulhe a sobrepalheta fechando bem para que asse também com o vapor. Coloque no forno forte. Asse por 1h30 hora. Abra o alumínio, regue com o caldo da própria carne rapidamente e retorne ao forno por 20 min para dourar. Pronto. agora reserve enrolado no alumínio, no forno desligado.
Batatas - As batatas podem ser assadas ao mesmo tempo que o porco. Reque uma travessa com azeite. Corte as batatas em fatias finas até preencher o fundo. Distribua o alecrim e regue com mais azeite, até formar três camadas. coloque no forno. Após 10 minutos, retire-as e mexa. Isso vai fazer com que não grudem umas às outras e que até inflem um pouco. Retorne ao fogo e asse até todas estarem douradas por igual. quando estiverem firmes, pode dar mais uma mexida. Caso não estejam firmes vão desmanchar ao mexer.
Couve - Em uma frigeira de ferro doure o bacon picadinho, acrescente a cebola picada e refogue a couve. Acrescente a farinha de mandioca e desligue.
Corte a sobrepalheta em fatias e monte os pratos.
Decore com ramos de alecrim.

sábado, 7 de novembro de 2009

Camarão ensopadinho 'Carmem Maria Miranda de Zimbros'

Camarões nas mãos de Maria de Zimbros (a nossa amada Taís, da Pousada Zimbros) se transformam em iguarias em segundos. Receita simples, de quem mexe com esse ingrediente há mais de 25 anos - no caso, uma refeição para o dia a dia pós-finados Pessoa iluminada que, sem lembrar, preparou uma homenagem a Carmem Miranda e ao prato predileto dessa artista - camarão ensopadinho com chuchu . Assim é Maria de Zimbros. Pessoa que faz da história do mundo a sua história.

Ingredientes

500 grs de camarões médios, sem casca
100 ml de vinho branco seco
1 cebola branca bem picada
2 colheres de sopa de nata
200 ml de azeite extra virgem
1 bulbo de alho-poró cortado em lâminas finas, só a parte branca

4 chuchus descascados, cortados em cubos e cozidos ao dente
1 maço de salsinha picada grosseiramente
1 cebola roxa cortada em lâminas finas

Modo de preparo

Descarcar o chuchu, cortá-los em cubos e cozer por uns 10 minutos. Ou até ficarem ao dente. Escorrer a água e banhá-los em uma travessa com água fria imediatamente. Isso vai preservar o ponto do vegetal (vegetal pertencente à categoria dos frutos).Cortar em cubos, temperar com sal, pimenta do reino, azeite. Acrescentar a salsinha picada e a cebola roxa. Reservar. À parte, aquecer 100 ml de azeite. Acrescentar cebola picada até murchar.
Colocar camarões em fogo bem alto e deixá-los rosar. O cozimento deve ser rápido (ao contrário, os camarões vão soltar água e perder o ponto). Colocar a nata, mexer com um foie e desligar fogo. Acrescentar alho-poró. Tampar a panela por alguns minutos para que o vegetal também fique ao dente e preserve sabor. Retornar o chuchu já temperado ao fogo alto em outra panela, com um pouco de azeite - somente para aquecê-lo. Servir em pequenas cumbucas. Chuchu por baixo e camarões por cima.