domingo, 26 de setembro de 2010

Galeto dourado e grão de bico com especiarias

Galeto dourado e grão de bico com especiarias
(Serve três pessoas. Tempo de preparo – cerca de 50 mintutos)
Para acalentar a alma dos amigos, nada melhor do que servir uma comida saborosa e preparada com carinho, numa panela de ferro, com especiarias e ervas frescas. Na ocasião, um galeto, grãos de bico de molho, ervas frescas da nossa horta já colhidas – uma combinação perfeita. Então, vamos para a cozinha.
Para o Galeto:
1 galeto de cerca de 300 grs
3 ramos de alecrim picados
10 mini cebolas inteiras
5 dentes de alho inteiros
1 maço de salsinha bem picado, com talo – só elimine a parte mais grossa do talo
3 colheres de tomilho limão
3 colheres de shoyo
2 xícaras de água quente
100 ml de azeite  extravirgem
Sal e pimenta do reino
1 xíc. De chá de vinho branco seco
Modo de preparo:
Desossar o galeto fazendo um primeiro corte sobre o peito e segundo, com faca bem afiada, rente ao osso. Preserve as asinhas e coxas. Estique a ave e tempere com sal, pimenta, alecrim, salsinha, azeite.  Despeje o vinho e massageie bem a carne. Deixe descansar enquanto prepara o grão de bico.  
Grão de bico
500 gr. de grãos seco deixados de molho em água fria por 1hora
1 litro de água
1 colher de sopa páprica picante
1 colher de sopa de cominho
2 cebolas bem picadas
1 maço de salsinha bem picada.
100 ml de azeite para cozinhar – virgem e
100 ml extra-virgem para finalizar
O primeiro passo para um grão de bico perfeito é tirar a casca, indigesta e que proporciona que o alimento libere mais intensamente seu sabor.
Para isso, afervente durante 10 minutos e passe para uma bacia com água fria. Remexa bem com as duas mãos e vá tirando a casca de todos, artesanalmente. Dá trabalho, mas o resultado é fantástico. À medida que as casacas vão boiando vá retirando e trocando a água. Com dedicação, praticamente 100% é eliminada.
Na panela de pressão, aqueça o azeite virgem, douro a cebola com a páprica e o cominho. Coloque os grãos e a salsinha. Doure um pouco mexendo sempre para não grudar no fundo. Cubra de água – apenas 1 cm acima do conteúdo da panela. Regue mais um pouco de azeite, feche a panela. Após pegar pressão, cozinhe 15 minutos, elimine e pressão,  destampe e mantenha no fogo para engrossar o caldo. Acerte o sal, pimenta. Cuide para que os grão se mantenham ao dente, mas com caldo grosso e levemente dourados pela páprica.
Galeto – Modo de preparo
Retire da marinada, escorra e reserve o líquido.
Aqueça uma panela de ferro pequena, que tenha tampa, no caso uma maravilhosa que o querido amigo Silka me presenteou no Natal de 20009.
Doure a ave inteira, primeiro com a pele para baixo, sem mexer para que não se quebre a ave e a pele não desgrude. Após cerca de 15 minutos, vire, acrescente as cebolas e alhos inteiros, o tomilho limão.
Deixe dourar mais cerca de 10 minutos, em fogo médio para não queimar.    
Depois disso coloque 1 xícara de água quente, tampe e cozinhe 10 min.
Quando secar, mexa delicadametne, coloque o shoyo e mais uma xícara de água.
Nestes últimos 10 minutos, o molho vai engrossar, as cebolas e alho caramelizam e a carne do Galeto se mantém firme.
Sirva os nacos de frango por cima do grão de bico, com um pouco do caldo da ave e cebolinhas francesas picadas para aguçar ainda mais o paladar.
Um brinde à nossa querida amiga Lola.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cheesecake de amoras silvestres do pomar

Quem conhece este Pastifício sabe que os doces não são o forte da dupla. Mas ontem, caminhando despreocupadamente pelo jardim, me deparei com algumas amoras pelo chão. A amoreira, foi plantada há muito por Dona Ida, avó de Baby. Olhei para cima e vi centenas de amoras pretinhas, conhecidas como silvestres. Só tive o trabalho de subir num banquinho, localizar as maduras, retirá-las com cuidado para não derrubar as ainda verdes e preparar esse cheesecake, clássica sobremesa estadunidense. Como a vida às vezes é doce, escrevendo esse post, me dei conta que em poucas horas começará o equinócio de setembro, fim do inverno no hemisfério sul. O Sol não estará mais em Virgem e faltarão apenas 101 dias para acabar 2010. Boa primavera!


Ingredientes
Um punhado de amoras silvestres (eu colhi umas 150, contei...)
300g de cream cheese
150g de requijão fazendinha
3 ovos caipiras
150g de açucar refinado


Massa
200g de biscoitos maizena (ou integrais) triturados no processador
100g de manteiga derretida

Lave as amoras, despeje um pouco de açucar e uma taça de vinho branco e deixe no refrigerador. Misture a manteiga com biscoito triturado e coloque numa forma untada de fundo removível. Outra vez, geladeira. Enquanto isso, numa travessa coloque o cream cheease e com um batedor manual incorpore o açucar, os ovos e o requeijão até obter um creme líquido. Retire a forma da geladeira e despeje o creme. Asse em fogo brando, por 45, 50 minutos, dependendo do seu forno. Não abra o forno. Retire com cuidado e deixe descansar por 15, 20 minutos. Enquanto isso faça a calda com um punhado de açuçar numa friigideira. Quando começar a derreter, acrecente e as amoras com o vinho, que a essa altura já formaram  um licor. Corte o cheesecake e despeje a calda. Resista. É preciso colocar na geladeira, por pelo menos uma hora.