domingo, 24 de novembro de 2013

Vila Ida, um refúgio onde talentos se encontraram. Desta feita, bolo de cereais, frutas desidratadas e maçãs frescas

'Mimos' personalizados para os convidados tb feitos pela Lu

Dos portões da antiga residência do casal Ida e Constantino Basso já se percebe que a movimentação não é a convencional.Trata-se da VILA IDA, uma residência que abriga o Pastifício dell’amore, nosso lar, que num esquema muito simples desenvolve quitutes artesanais para proporcionar momentos de felicidade e nostalgia a grupos de amigos. Pessoas que buscam o aconchego de uma boa comida aliada à privacidade de ter ao redor apenas quem desejam. As delícias executadas ‘ao gosto do freguês’ são preparadas de forma diversa, para cada ocasião. Do pão e focaccias (feitas com fermentação natural); pescados defumados no defumador do quintal, à moda antiga; às massas preparadas semanalmente; salsas e pestos; a saladas colhidas da própria horta. Somado a isso, a Vila Ida une pessoas com habilidades especiais.
Relisch de pepino japonês
 Cada um à sua moda interfere no astral da Vila Ida com suas habilidades que se somam. São três casas, com pessoas com destreza incomuns. Em todos os cantos, proliferam temperos, hortaliças, legumes......Da cozinha da Luzinha e da Sil, os aromas doces e os encantos da confeitaria, sempre ‘temperadas’ com o que há de mais natural e leve,  se manifestam. Já da varanda da Lili, as flores, com arranjos elaborados em segundos com o que cada um cultiva, impressiona a todos.
Liliane em sua varanda, entre seus 'frutos'
 

Bom, esta soma de aptidões encanta a todos que aqui entram, já que as competências de cada morador desta Vila estão, a cada dia, sendo aperfeiçoadas e agregando esforços
Bolo de cereais, frutas desidratadas e maçãs frescas – receita da luzinha 



Ingredientes
·        2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
·    1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
·    2 xícaras (chá) de açúcar cristal (eu uso 2 xic. de açúcar mascavo ou 1 xic de acúcar cristal 1 xic de açúcar mascavo)
·    1 xícara (chá) de leite
·    3 ovos
·    3/4 xícara (chá) de óleo
·    1 colher (chá) rasa de canela em pó
·    1 colher (sopa) rasa de fermento químico - para bolos
·     2 maçãs 'fuj'i
·     1 limão galego
·     1 punhado de ameixas secas descaroçadas picadas
·     1 punhado de uvas passas brancas descaroçadas
·     1 punhado de Castanha do Pará picadas grosseiramente (ou nozes, amêndoas, etc)

Modo de preparo
Fatie as maçãs e deixe marinando no suco do limão com um pouco de açúcar, para não escurecer. Reserve. Envolva as passas, a ameixa e a castanha em farinha para que essas se espalhem uniformemente na massa. Reserve também. Em uma tigela coloque as farinhas, o açúcar, a canela e o fermento. Bata agora no liquidificador os ovos com o óleo e o leite. Junte esse líquido aos ingredientes secos na tigela. Mexa bem à mão. Adicione as frutas secas e as castanhas, mexendo bem para que essas se espalhem pela massa por igual. Despeje em fôrma untada e enfarinhada. Decore com as fatias de maçã, fazendo desenhos. Leve para assar em forno preaquecido. Espete um palito no meio do bolo para saber quando esse está pronto (deve sair seco).

MOMENTOS ESPECIAIS 
amada e doce Lu Motta com sua Val (Casa do Brincar)

2 comentários:

Unknown disse...

Esse post transborda carinho, doçura e delícias! Adorei mas confesso, me encheu de saudade de todos moradores daí! Beijo em cada um!

Pastifício dell'amore disse...

Querida, meu coração até bateu mais forte hoje, quando encontrei este post, após linda postagem da Luzinha. Como amo vocês. Saudades sem fim!!!