Neste domingo, em companhia do grande amigo Rafael Martins partimos em busca de um bom bacalhau. Sem delongas, optamos pela tradicional Cantina dos Açores. O local é frescura zero, mais bar do que restaurante, comandado por João Raposo e sua numerosa família. Como bom açoriano que é, entende do riscado. Prepara o bacalhau do modo clássico, tradicional, sem firulas desnecessárias. Desta feita, ele nos serviu o peixe em suculentas postas, com batatas, cebola dourada, ovos cozidos, azeitonas pretas e azeite de oliva português, acompanhado de grão de bico e arroz branco. Entre uma garfada e outra, muitos brindes com Vinho Verde. Simplesmente divino. O Raposo não forneceu a receita do seu bacalhau, mas nos disse que é só levar a travessa lá que ele prepara um na sua frente. Fica na Euzébio da Mota, 306, Juvevê, Curitiba.
É engraçada que cá nos Açores (ilha Terceira), o restaurante da praia de Porto Martins, o "Buzius", é propriedade de um senhor brasileiro. :-)
ResponderExcluirÉ bom ver um conterrâneo por aí.
Bjs.
Elvira, bom também saber de nossos conterrâneos por aí, lugar que gostaria muito de conhecer.
ResponderExcluirMas saiba, este seu conterrâneo representa de forma peculiar os Açores. Pessoa especial e comida maravilhosa.
Gostaria eu de conhecer o 'Buzius'.
Um abraço e até breve.
Josi Basso