Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Pappardelle



"Quase não se encontram no Brasil as pappardelle autênticas e originais. Afinal, tais majestades só merecem o nome quando cometidas, mesmo, artesanalmente, irregulares na espessura e na largura. Para realizá-las, basta abrir a massa sobre uma superfície qualquer e cortá-la, aleatoriamente, rapidamente, em fitas longas, sem nenhuma preocupação com a coerência ou a elegância do desenho. De raiz toscana, século XVI, as pappardelle se combinam magicamente com os molhos rústicos, à base de caças, como o coelho ou o pato". Silvio Lancellotti - 100 receitas de macarrão




Bom, nós do pastificio dell'amore simplesmente amamos este formato. Além dos molhos citados ele combina muito bem com um carbonara, feito com pancetta, creme de leite, gemas e parmesão. E pra quem não tiver como preparar as pappardelle em casa, há uma fácil de encontrar nos supermercados, feita pelo Pastificio Selmi, as massas Renata, que é bastante aprazível. Mas quem quiser preparar em casa é bem fácil. 

Ingredientes 

1/2 kilo de farinha de trigo especial (use uma boa marca, não economize) Você também pode utilizar a semolina de trigo duro, ou simplesmente usar metade de cada. Experimente as diferenças. 
6 ovos grandes 

Como fazer

Coloque a farinha num recipiente. Adicione os ovos. Misture bem com uma colher e depois use as mãos, deixando a massa uniforme. Faça uma bola com a massa e a envolva num filme plastico e deixe na geladeira por meia hora. 

Abra a massa com um cilindro até obter a espessura desejada, nem muita fina, nem muito grossa. Use seu feeling. Vá polvilhando farinha para evitar que a massa grude no cilindro. 
Deixe secar um pouco, mas não muito, pode ser num varal, numa cadeira, ou sobre a mesa. Corte aletarioamente com uma faca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário