Páginas

sábado, 24 de março de 2012

Sete Cereais com frango e costeleta defumada


Comida saudável, deliciosa, com sabor de quero mais!!! Este foi o resultado de um prato preparado de improviso, com estes práticos pacotes de Sete Cereais adquiridos facilmente nos dias de hoje. Depois de uma busca na geladeira reuni ingredientes para um prato que transformou o dia. Além dos cereais,  sassami de frango em cubos; costeleta de porco defumada  (aqui no próprio Pastifício); caldo de frango caseiro, também preparado com antecedência, que já estava congelado e ervas frescas.
Ingredientes (para três pessoas):
- 100 gramas de Sete Cereais (Arroz integral, Aveia Integral, Cevada Integral, Trigo, Centeio, Triticale, Arroz Selvagem, Soja)
- 300 ml de caldo de carne (ou água quente);
- 100 gramas de sassami de frango (ou coxa e sobrecoxa desossados e com toda pele eliminada);
- 100 gramas de costela de porco defumada, retiradas do osso e depois fatiadas em cubos;
- ½ xícara de chá de salsinha picada, com talos (separe os talos para usar no início da cocção);
- 1 lata de tomate pelados (pomodori pelati)
- 100 ml de azeite extra virgem
- 1 pimenta fresca pequena, com boa ardência, bem picada, com sementes;
- 1 colher de gengibre fresco ralado;
- 1 cebola média bem picada;
- 2 dentes de alho em lâminas;
- 1 colher de café de tomilho fresco (um punhado);
- pimenta do reino moída na hora;
- 1 dose de pinga
 Modo de fazer:
- Corte o frango em cubos médios, cerca de 2 centímetros, mas irregulares;
- Tempero o frango com o tomilho, pimenta  e sal massageando bem para o sabor da erva impregnar na ave;
-  Em uma panela de fundo grosso aqueça o azeite, coloque o frango e salteie os nacos sem deixá-los secar. Mexa de 3 em 3 minutos.
- coloque o alho, e assim que exalar perfume, cebola, gengibre, talos de salsinha e mexa bem. Deixe saltear, em fogo baixo, por mais dois minutos;
- Coloque a pimenta fresca e o defumado. Se sentir que está grudando muito no fundo, coloque ½ concha de caldo ou água quente e incorpore bem tudo. Chegou a hora dos sete cereais.
- coloque os cereais sobre o ragú da panela, acrescente a pinga, flambe e, na seqüência a lata de tomates pelados
Obs.: para incorporar melhor os tomates em latas, costumo amassá-los com as próprias mãos, um a um, ao colocar na panela, mas pode passá-los rapidamente pelo triturador;
- Agregue tudo e coloque o caldo, mexa e deixe cozer por 20 minutos com panela semi tampada;
- Prove, acerte o sal e regue com um azeite extra-virgem.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Rigatoni ao molho Sugo com camarões


Um jantar em plena segunda-feira, feito com simplicidade, dedicação e carinho, transformou o início de um novo ciclo da minha vida em mais um momento especial. Ao lado da família e de poucos, mas grandes amigos, que compartilham a história de minha vida; e de tantos outros que, mesmo distantes, reiteraram a velha mensagem de que não há tempo, distância, nem fronteiras que afastem aqueles que amamos de verdade; brindamos à vida, a São José, meu protetor, também lembrado neste 19 de março. Dia esse que fiz minha primeira escolha: "a do quero vir ao mundo”, como escreveu da gélida Alemanha, a querida Célia, em seu nome e de toda a sua turminha, cada dia mais saudosa...
Mas, como este blog é de comida, vamos às delícias. Aproveitando nossa curta viagem pra Zimbros, preparamos filés de pescada grelhados. Com eram super frescos, recém pescados e limpos por Seu Cido e Dona Benta, bastou colocar um pouco de sal fino, pimenta do reino, passar na farinha de trigo e grelhar em frigideira de fundo grosso em azeite de oliva e fogo bem alto. Para acompanhar arroz sete cereais e salada de rúcula com rabanete. Até quem não gosta muito de peixe lambeu os beiços. Como qualquer pastifício que se preze, servimos uma massa, um Rigatoni Divella, com bastante molho sugo e um pouquito de camarão para deixar todo mundo mais alegre. A sobremesa foi uma cortesia da querida Katia Kindraski, doceira de mão cheia, que em breve compartilheremos para os amantes da dolce vita. E muitos e muitos brindes, com os tintos trazidos e bebidos. Saúde!



Rigatoni ao molho Sugo com camarões
- 4 latas de tomate pelati
- 2 cebolas médias, bem picadinha
- 1 cenoura,  ralada
- 4 folhas de salsão bem picada
- sal, pimenta do reino, manjericão, salsinha
- 100 ml de azeite de oliva
Modo de preparo
- Num caldeirão ou panela grande, aqueça o azeite coloque a cebola e a cenoura picada, as folhas de salsão, refogando rapidamente. Coloque os tomates em lata, esmagando-os com as mãos antes de colocar na panela, ou processando rapidamente. Facilitará a cocção.
- Acrescente 200 ml de água e cozinhe em fogo baixo por cera de 30 minutos, mexendo sempre pra não grudar no fundo da panela;
- após este tempo, o molho já estará encorpado.
- Passe por uma peneira preservando apenas o sumo do molho;
- retorne o molho para a panela
Camarões
- Limpe 500 gramas de camaões médios, firmes, tirando a casca e abrindo-os ao meio para tirar toda sujeira. Tempere-os com pimenta do reino e reserve.
- Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e saltei os camarões rapidamente, por, no máximo 5 minutos virando todo o tempo.Se deixar passar do tempo, ficará borrachudo e o tamanho vai diminuir.
Massa
- Paralelamente, aqueça uma caçarola grande com água e sal.
- Coloque a massa e cozinhe rapidamente,por cerca de 10 minutos, para ficar ao dente
Finalização do molho - aqueça o molho sugo e acrescente os camarões salteados.Sirva imediatemente.



domingo, 4 de março de 2012

Sanduba de linguiça toscana


Neste domingo, com minha Baby avariada por uma gripe daquelas, fiquei responsável pelo almoço. Preparei então uma das minhas especialidades: um ‘sanduba’ responsa, com pão francês fresco, da padaria da esquina, recheado com lingüiça toscana grelhada na brasa, tomate e cebolas cortados em fatias bem finas. Para finalizar, mostarda amarela e maionese (se preparada na hora, à moda das que nossas mães faziam, ou ainda elaboram, melhor ainda).
Receita que, com certeza, agradaria os exigentes amigos comilões da  ‘Baixa Gastronomia’ Para finalizar o cardápio, costeletas de porco grelhadas, acompanhada de farofa de ovos com alho e ervas.


Ingredientes (para duas pessoas)
Sanduba de Linguiça
- Quatro lingüiças toscanas, da grossa
- 1 cebola pequena cortadas em finas lâminas (se preferir não manter o ardor da cebola na boca após a degustação mergulhe as fatias em água fervente por cinco minutos, escorra em uma peneira e coloque-as em um recipiente com água bem gelada, ou com cubos de gelo por 5 minutos (este processo manterá a crocância e garante um sabor mais suave)

- Duas fatias de tomate finas
- Salsinha e cebolinhas frescas 
- Mostarda amarela, de boa qualidade
Modo de preparo das lingüiças
- Coloque-as, na vertical, uma a uma em um espeto;
- Grelhe, em brasa quente, por cerca de 1 hora, virando sempre para que fique com cor e sabor uniforme;
-  Disponha os pães abertos, untados com maionese, sob a grelha por um minuto de cada lado. Corte a linguiça já grelhada ao meio coloque-as no pão, acrescente os tomates, as cebolas e as ervas. Finalize com uma dose generosa de mostarda.
Costeletas de porco
- tempere a peça com cerca de 10 ripas, com alecrim fresco, sal e flocos de pimenta calabresa seca;
- Coloque a peça no espeto com os ossos para baixo e gordura para cima. Quando estiver douradaé a vez da gordura assar. Tome cuidado para não deixar torrar. Deve ficar crocante e macia.