quarta-feira, 31 de março de 2010

Quibebe de milho verde com legumes

Comidas reconfortantes, que acalentam a alma, preparadas lentamente e com muito carinho. Para mim, estas refeições são as mais marcantes e a preparação a que mais me tranqüiliza após um estressante dia de trabalho. 

Quibebe de milho verde com legumes (para 6 pessoas)
4 espigas de milho verde cortadas em pedaços de cerca de 3 cm
200 gramas de acém, cortado em brunoise (cubinhos que não passam de o,5 cm)
2 cenouras cortadas em finas rodelas
4 batatas médias cortadas em brunoise
2 cebolas picadas
3 dentes de alho bem picados
Cerca de 10 folhas de manjericão fresco bem picadas
1 folha de louro
1 maço de salsinha cortado grosseiramente
Sal
1 pimenta dedo de moça sem sementes bem picada
1 litro de caldo de carne
½ repolho roxo (um pedaço de cerca de 200 gramas) rasgados em pedaços grandes
150 ml de azeite de oliva,

Modo de preparo:
O segredo deste cozido (ou quibebe) é a preparação por etapas em um grande panelão, de fundo grosso. Cito cozido ou quibebe pela definição de Antonio Houaiss: purê de abóbora ou papa de qualquer outra coisa, cozido lentamente.
Aqueça 100 ml de azeite e doure a carne. Acrescente o alho até sentir o aroma e, em seguida, a cebola, a pimenta dedo de moça e o manjericão. Frite até amolecer a cebola e coloque o milho. Mexa frequentemente por uns 20 minutos até os grãos mudarem de cor.
Acrescente 50% da cebola (que vai se desmanchar e engrossar o Quibebe. Cubra com o caldo de carne já quente. Tampe a panela por mais 20 minutos. Coloque a cenoura, o resto da batata. Tampe novamente e cozinhe por mais 10 mintuos.
Ufa. Lá se foram cerca de 1 hora de intensos aromas. Mas agora basta finalizar.
Desligue o fogo e acrescente o repolho, a salsinha e regue com o restante do azeite. Tampe a panela por 10 minutos e sirva distribuindo as verduras e legumes de forma que todos os pratos fiquem com bem coloridas.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Contrafilé de novilho precoce

Esse é o centésimo post que esta dupla compartilha. Iriamos preparar uma receita especial, mas o tempo anda escasso e o blog tava desatualizado a espera da tal receita. Então, publicamos mais uma da série "mais fácil que andar pra frente". Para prepará-la, basta você conseguir um bom açougue, que tenha carne de novilho precoce. Os vegetarianos e os pobres bezerrinhos que nos perdoem, mas o sabor é realmente incomparável, a maciez absurda. Quem é de Curitiba, pode conseguir a carne de novilho na Casa de Carnes Pé de Boi, um excelente açougue no Mercado Municipal. Eles recebem a carne apenas as quintas e na hora do almoço já não tem quase mais nada...

Ingredientes
Dois bifes grossos de contrafilé de novilho precoce, sem osso
Sal, pimenta do reino
Azeite de oliva
Uma cebola picada

Tempere a carne com pimenta do reino moída na hora. Envolva num filme plástico e de suaves batidas com o martelo de bife. Aqueça uma frigideria em lume bem alto. Doure rapidamente de um lado e de outro. Por favor, não perca o ponto, tem que ficar dourada por fora e vermelha por dentro. Retire do fogo passe o sal e coloque por um minuto no forno pré-aquecido. Enquanto isso, doure a cebola na frigideira. Sirva com salada ou uma massa na manteiga, fica delicioso de qualquer forma. 

quarta-feira, 3 de março de 2010

Raviolo tosco com ragú de pernil cordeiro

Com um pernil de cordeiro assado na véspera, minha pequena me encarregou de preparar o jantar. Tinha visto no programa do mala do G. Garvin, um chef novaiorquino preparar um raviolo tosco, aberto, com apenas duas folhas de massa entremeadas por um recheio qualquer. Então preparei  um ragú de cordeiro com as aparas do pernil para servir de recheio ao raviolo e servi acompanhado da parte mais grossa do pernil.

Ingredientes (para 4 pessoas)

Um pernil de cordeiro (1,3 kg) assado na véspera (Siga o modo do saudoso Saul Galvão)
Duas folhas de massa fresca
Manjericão fresco
Queijo pecorino

Dessose o pernil com todo o cuidado possível e acrescente todas as aparas ao ragu. Deixe cozinhar por mais meia hora. Corte em fatias o restante do pernil e aqueça no forno. Cozinhe a massa corte em dois quadrados colocando o ragu entre e sobre a nassa, Acrescnete algumas folhas de manjericão fresco e queijo pecorino.